Prefeita e vereadores de Lizarda tomam posse; veja lista de eleitos

01/01/2021 | Noticias

A nova prefeita de Lizarda, Professora Sussu (DEM), toma posse nesta sexta-feira (1º). Além dela, 9 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

A prefeita Suelene Lustosa Matos tem 57 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de prefeita e tem superior completo. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 326.000,00. Já a vice Josyane Benício (Josyane Benício Araújo), do Cidadania, tem 40 anos, é solteira, declara ao TSE a ocupação de odontóloga e tem superior completo. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 60.000,00.

A prefeita e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do MDB, com 5 vereadores.

Cabe à prefeita decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. A prefeita também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de Lizarda vão representar 3.733 habitantes. A cidade tocantinense tem um PIB de R$ 34.083.523,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,570, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Veja quem são os vereadores eleitos:

Catanio Maciel, do Solidariedade, tem 43 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de professor de ensino fundamental e tem superior completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio.
Murzani, do Solidariedade, tem 49 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de agricultor e tem superior completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio.
Dada, do PTB, tem 36 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio.
Nelson Sousa, do PTB, tem 29 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio.
Raimundo Monteiro, do MDB, tem 63 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de trabalhador rural e tem ensino médio incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 123.500,00.
Railon Rodrigues, do MDB, tem 29 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 18.000,00.
Marizan, do MDB, tem 43 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de trabalhador rural e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 70.000,00.
Clesio Torres, do MDB, tem 33 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 22.500,00.
Mauro Barros, do MDB, tem 51 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 104.000,00.

Veja o número de vereadores por partido

MDB: 5
PTB: 2